segunda-feira, 21 de março de 2011

GANGUES DE ADOLESCENTES SÃO DESAFIO PARA FAMILIA E PODERES PÚBLICOS EM PETROLIA - PE


A morte do estudante de 16 anos, em frente à Escola Estadual Professora Adelina Almeida, onde estudava, trouxe à tona uma faceta da adolescência petrolinense muitas vezes ignorada pela própria família.
 

Segundo a polícia,  Lucas Adam da Silva, atacado e morto a facadas por dois outros jovens, teria sido  vítima de integrantes de gangues juvenis que existem na cidade.

A polícia afirmou, na ocasião, que há grupos formados por estudantes praticando atos de violência nas escolas e nos centros de compra da cidade. Disse que tem conhecimento de que os adolescentes  costumam marcar encontro para brigar e todos que se envolvem na briga querem se vingar depois.

A nossa equipe conversou com um jovem (que não será identificado nesta matéria) que revelou ser realidade a formação das chamadas ‘gangues’ em alguns bairros de Petrolina. Segundo ele, a chamada “PVT”, uma espécie de abreviatura da palavra “Pivete”, seria uma das gangues mais violentas. Esta seria formada por adolescentes do bairro Vila Eduardo e, constantemente, envolve-se no que chamou de “coisa pesada mesmo”.

Um outro grupo chamado “Ratatá”, formado por adolescentes do bairro Gercino Coelho, estaria também envolvido em questões da mesma natureza. O jovem confirmou a informação da polícia de que os grupos marcam encontros e – meninas e meninas, por exemplo, têm lotado o shopping nos sábados à noite para medir influência e força.

Perguntado sobre o que as famílias acham desse envolvido dos adolescentes com tais grupos, o jovem foi enfático em responder: “Na maioria das vezes, os pais nem notam que o filho tá numa dessa. E quando uma tragédia como essa última aí acontece, dá pra perceber isso, quando eles , chorando, dizem ‘meu filho não fazia nada a ninguém, não se envolvia em confusão’. É triste mas é a verdade”, explicou.

O jovem com quem o Folha conversou diz ainda que é nas escolas que o grande grupo se organiza. “É assim: se o cara ou a menina chega e não quer se juntar com um dos grupos na escola, vai sofrer muito nas mãos dos outros. Então, muitos acabam se envolvendo pra se proteger mesmo”, declara.

Por serem menores e estarem protegidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, a Justiça pouco pode fazer em casos de violência nos quais esses  meninos e meninas se envolvem. Eles têm mesmo de encontrar nas famílias o limite, o controle, a  educação para se afastarem desse mundo paralelo em que têm se envolvido.

Essa, portanto, é uma realidade que desafia as famílias e a Justiça de Petrolina. O certo é que ignorar o fato pode levar parte da adolescência a uma condição sem volta, até porque é uma realidade que os leva diretamente para outro caos, que é o encontro com as drogas.

Na década de 80

Na década de 80, grupos chamados “galeras” também preocuparam famílias no Vale do São Francisco. Embora a motivação para, por exemplo, grupos rivais que se formavam entre Juazeiro e Petrolina fosse o ‘bairrismo’ entre as duas cidades, outras galeras de cada município tinham como estímulo a simples prática da violência. Foi necessário, naquela geração ainda protegida por valores consistentes no âmbito familiar, muito rigor para trazer  adolescentes de volta ao equilíbrio social e moral. Mesmo assim, muitos se perderam.
Atualmente, quando o núcleo “família” se mostra cambaleante, meninos e meninas tornam-se cada vez mais vulneráveis a esse tipo de atuação.Como se buscassem segurança e aceitação que não conseguem em casa. É um grande desafio para a sociedade.

20 comentários:

  1. isso que esta sendo citado não é totalmente verdade, pois dia de sabado no shopping por meu conhecimento nunca ouvir fala de que marcaram pra briga.
    pois nem todas as familia ou gangues como voçês dizem, são de briga.
    e ninguem entra em uma dessa familia fossado, pois nunca ouvir fala de que ouvi ameaças por conta do adolecente não quere, se envolver em bigas. :S:S
    muitas familia que existe em petrolina foram feitas por conta que chama atenção das menina, embora seja uma idiotisse.:S
    eu participo de uma familia dessa e nois nunca se envolvemos em brigas ou coisa do tipo.

    ResponderExcluir
  2. nem todas as familias são de brigas mô vey , ah familia qe participo nunca si envolveu em brigas ,
    por isso continuo nela , & esse menino ai qe deu essa entrevista está meio qe errado , !
    sabado no shoop , vá la qe num tem nem todas as familias , porqe essas familias de brigas são poucas , as outras só são tipo uma turma pra resenhar , !

    ResponderExcluir
  3. rapaz é o seguinte esses muleques só brigam de galera, nenhum tem coragem de ir mano a mano, que no meu tempo ”cabra macho” ia um contra o outro num tinha negoçio de ir um bando de muleque espancar apenas um, é o que podemos chamar de covardia. Enfim mudando de pau pra cacete ” adriano dos santos ” aonde vc estuda jumento ? vou te mostrar alguns erros de sua ortografia seu animal irracional ”fossado”, ”adolecente”, e fora os de concordância que eu nem vou colocar, porque não quero perder meu valioso tempo!
    finalizando, você não perde seu tempo com esses grupinhos?
    porque você não vai ganhar seu tempo estudando, ou ate mesmo trabalhando seu vagabundo!

    ResponderExcluir
  4. cara ninguem pode falar mal de RATATA NAO

    nao vou dizer se sou ou nao da familia que isso nao vem ao caso
    mais eles num VAO PRA FESTAS SÓ PRA BRIGAR NAO , OUTRAS PESSOA QUE PROCURAM CONVERSA E ACABAM ACHANDO , TIPO ESSE LUCAS AE ELE PROCUROU CONVERSA COM UMA DAS GANGUES MAIS FODAS DE PETROLINA , QUE NAO VOU CITAR NOMES AQUI , PROCUROU E ACHOU , LAMENTO POR ELE , ELE ERA UMA PESSOA BOA E UMA PESSOA DE BEM

    E EU ACHO UMA IDIOTISSE PETROLINA TA DIVIDIDA AGORA , DO PARQUE JOSEFA CHOELHO PRA A VILA MOCÓ , GERCINO COELHO E ETC , É PETROLINA 2
    E DO PARQUE PRO OUTRO LADO DE PETROLINA , É PETROLINA 1

    E QUEM É DE PETROLINA 2 NAO ANDA EM PETROLINA 1
    MAIS EU MESMO ANDO EM TODO LUGAR !
    E ISSOO NINGUEM VAI ME PROIBIR E NINGUEM VAI PRA SHOOP BRIGAR NAO E SIM SE ENCONTRAR COM OS AMIGOS OU COM MENINAS

    FAÇO PARTE DE UMA FAMILIA QUE NAO VOU CITAR O NOME MASI GARANTO QUE AGENTE SÓ MEXE COM QUEM MEXE COM AGENTE !

    ResponderExcluir
  5. Na minha opniao esses grupos nem todos sao gangues! um exemplo a familia RATATA assim poode se chamar de gangue! que dizem que o bairro gecino coelho é deles ,q quem manda la sao eles, e quem anda la de estranho eles param! a familia PVT nao é isso que voces chamam de perigossos nao .kkkkkk’ eu mesmo é que nao vou deixar de ir ao shopping por causa de policia ou de gangues nao, e nas gangues so entra quem quer ou seja se um nao quer dois nao brigam. Niguem faz o que nao quer , se entrou é por quer quiz , problema seu, niguem é dono de niguem nao. Eu ja fui de uma familia e ela nao era assim de sair arranjando briguinha nao! e outra QUEM PROCURA ACHA , essa sim é a maior verdade. e outra a familia PVT nao sao eles que vao atraz das mulheres nao sao elas quem vao atraz deles , ooushi eu boooto é fé. e esse povo de hoje so em uma pessoa olhar torto que ja seguinifica que vai ter briiga me poooupe vao arrrranjar mais o que fazer veei! kkkkkk” agoora RATATA alii sim é uma gangue andam ate com arma e a policia nun ta nem ai. EENTRA EM UM GRUUPO QUEM QUEER, NIGUEM É OBRIGADO NAO! Rapaz adoooro RAFIINHA PVT alii é geente boa , e tem algums que sao legais , nao conheço toodos nao mais seila nun achoo eles uma gaaaangue nao! kkkk Adoooro esse ppooovo maluuco!

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião essa coisa de grupoo ée uma MERDA, eu qe sou meninaa nuncaa gosteei disso, esse tipoo de coisa nãao valorizaa ninguéem, peloo contrarioo so faz as garotas de bom senso perceber qe esses meninoos num teem capacidade mentaal pra conquistar ningueem, apenas fica se apoiandoo na beleza de um do grupoo paraa tentaar ficaar com alguma meninaa.
    e eu realmentee jaa ouvii falar qe esses taal de “PVT” são os maiores bandidoos da cidadee, que sempree fica marcandoo encontroos RIDICULOOS, paraa procuraar brigaa com os proprios amigos, simplesmente por invejaa, ou ate msm pessoas sensatas qe nem merecem esta passando poor isso !
    Naaa minha opiniãao esse tipoo de IDIOTICEE deveria ser desfeitoo !

    ResponderExcluir
  7. Primeiro que ninguem sai batendo em ninguem sem ter um motivo , se você ou alguem apanhar voce vai ter a certeza que alguma coisa fez .. ninguem é tão assim pra chegar e bater .
    rapz oque eu vejo so falam mal dos " PVT " ne ? mais eu aposto que quem ta falando mal ai na frente paga pau ! isso eo foda se quem tem falar alguma coisa fala na cara pow da sua opnião eu conheço mt bem os pvt , e aposto que so brigam porque dão motivos . mas todo mundo critica pelas as costas sabe ? quando ta na frente PAAGA PAU MERMO ! disso eu tenho e prova .. então nao fiquen julgando os outros sem saberem das coisas e eu tb nao axo que ninguem marca briga no shopping dia de sabado todo mundo vai pra lá , os meninos concerteza como sempre para ver garotas .. se não tem oque falr nao fica ai inventando merda não ! PORQUE TODO MUNDO FALA MAL , MÁS PAGA PAU !(h) (y)

    ResponderExcluir
  8. - o pivete aê dizendo que os pvt marca duelo contra outras gangues no shopping . :S'
    mentira do carai doido, os cara vai só pra resenhar & agarrar as minas lá orsh que nada tudo bando de BACURINHA ZIKAAS .!
    vai se fuuder tudinho, agr vai lá no gercino eles ja chegam perguntando ei tu é pvt é ?
    [aa] que nada mermão vão se lascar vive encurralando a gente ali na praçinha da vila esses seus MADRUGAS kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk' \z
    passa ali na praça da cimenteira no gercino vs vão ver tudo de cima armado ..
    falouras galerinha do MAL , revivendo aquela velha frase
    FALA MAL MAIS PAGA PAAU . (H) '

    ResponderExcluir
  9. Na minha opinião essa coisa de grupoo ée uma MERDA, eu qe sou meninaa nuncaa gosteei disso, esse tipoo de coisa nãao valorizaa ninguéem, peloo contrarioo so faz as garotas de bom senso perceber qe esses meninoos num teem capacidade mentaal pra conquistar ningueem, apenas fica se apoiandoo na beleza de um do grupoo paraa tentaar ficaar com alguma meninaa.
    e eu realmentee jaa ouvii falar qe esses taal de “PVT” são os maiores bandidoos da cidadee, que sempree fica marcandoo encontroos RIDICULOOS, paraa procuraar brigaa com os proprios amigos, simplesmente por invejaa, ou ate msm pessoas sensatas qe nem merecem esta passando poor isso !
    Naaa minha opiniãao esse tipoo de IDIOTICEE deveria ser desfeitoo !

    2 *

    ResponderExcluir
  10. Oi,

    O seu blog de noticias é excelente, gostei muito da ideia.Já estou te seguindo.Visite o meu:

    http://escritosimorais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. *. di Mel - Na minha opnião ele não morreu atôa, alguma coisa ele deve ter feito. e AQUI no GERCINO COELHO num tem essa de dono do bairro não! Todo morador daki é dono tambem, a maioria aki se respeita, por que quem quer respeito tem que dar respeito. aki num vem PVT, nem RATATÁ, nem guangue nenhuma botar terror aki não, todo cidadão tem o dereito de ir e vir em qualquer lugar do nosso país, mas tém que haver o respeito, num vem pensando que aki tem comédinha e que agente abaixa a cabeça pra qualquer um, que num tem não... Gosto de fazer amizades e não de criar inimizades. mas você não é mais e nem melhor do que eu não, Não sou a favor da violência, mas sou a fovor da Justiça, então se ele realmente era de alguma gangue, e o consideravam da guangue que os parceiros dele cobrem essa onda, e não deixem de graça, não sei se isso vai acontecer, mais aki é sim, nosso lema é esse e não vai mudar. flw!

    ResponderExcluir
  12. Pois eu sou da equipe froxeT e a briga da gente é pelos os MACHOS, cada bicha disputa uma com a outra pra ver quem pega mais ;)

    ResponderExcluir
  13. Pvt é a única galera moraal que teem!

    ResponderExcluir
  14. Olá, nossa gostei muito do seu blog! também tenho um! da uma passada la pode ser que vc; Goste e segue ele fazendo um favor que eu sigo de volta Garanto rsrsrs
    http://zica-do-pantano.blogspot.com
    Quando seguir é só deixar um Comentário no meu blog la que eu te sigo de Volta ok?
    Brigado...

    ResponderExcluir
  15. rapaiz eu moro em petrolina já a 30 anos e sei muito sobre esta gangues oque eu sei direi agora - sobre a ''familia da areia braca"" que não é guangue eles apenas treinão boxe nuca vi briga dele mais já esse pvt que só querem andar de addidas de sugunda mão eu acho são marginais sim só falão dele pq eles empre estam dando uma de valentoes mais são covardes pe só pegão na traição e com mais amiguinho , ratata nem se fal verdadeiro bandidos , estrelas tambem como moradora da cidade se preocupe apenas com os pvt , ratata , e o estrela , a é um muriloDA FAMILIA sg Murilo alves se eu não me engano pq eu já vi dier que ele sempre esta com uma soqueira se confiuando nos amigos tambem sei sobre a cilicone dele k e que ele .. deixa pra lá mais só se preocupem neste pvt, muriloSG, ratata,TmT , Odm , XXT QUER DIZER XOXOTEIROS que eu ouvi dizer que são mole , o resto não anda procurando briga não

    ResponderExcluir
  16. O RATATA E UMA FAMILIA QUE SÓ QUEREM PROTEGE OS OUTROS IRMÃ. . . EU DIGO PQ EU SOU RATATA

    ResponderExcluir
  17. oi eu estou-te seguindo siga-me
    http://factosdesportivos.blogspot.com/
    sigam-me que eu sigo todos

    ResponderExcluir
  18. oi, adorei o blog, to seguindo, retribui: http://roscagripada.blogspot.com.br/

    >> abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  19. nesa porra esse cara são tudo de boua so respeita ele ki ele respeita.só ki são muintos afobados mermo mas sÃo de boua PVT,é ratata são foda
    é TMB tambem, []'ToMe''BronKKa[]

    ResponderExcluir
  20. agarem as minas fassa igual oz []ToMe''BronKKa[]sai desa fiquem de boua os caras da mesma cidade vey!!!

    ResponderExcluir